Monday, 12 January 2015 00:00

«Sessões de esclarecimento do PDM registam forte adesão da população Bracarense»3_SESSAO_FACEBOOK_2.jpg

A discussão pública do Plano Director Municipal de Braga (PDM) teve este Sábado mais duas sessões de esclarecimento, que contaram com grande adesão da população Bracarense.

A terceira sessão, decorreu na Colunata de Eventos do Bom Jesus onde se destacou, entre outros assuntos, a recuperação do Regime Florestal da Mata do Bom Jesus, com o objectivo de preservar uma unidade paisagística de extremo valor estratégico e ambiental para o Concelho e, simultaneamente, de valorização ambiental dos ecossistemas patentes nesta área. A sua integração numa Unidade Operativa de Planeamento e Gestão irá permitir um enquadramento de todo este conjunto patrimonial.

A importância estratégica dos Santuários do Bom Jesus e do Sameiro e da candidatura do Santuário do Bom Jesus a Património da Humanidade mereceram especial destaque nesta sessão, assim como, a valorização do património ambiental e construído dos núcleos rurais, como os Moinhos de Portuguediz, em Sobreposta, que além da sua riqueza patrimonial são de extrema importância enquanto referência rural e como meio de coesão local.

Na parte da tarde, foi a vez das freguesias a sul do Concelho ficarem a conhecer as linhas orientadoras do PDM, com a quarta sessão pública de esclarecimento, que decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Lamas. A importância estratégica do Parque Oeste e toda a zona envolvente mereceu uma atenção mais cuidada, ficando patente a sua relevância para o desenvolvimento e afirmação do Concelho, com a criação de um espaço naturalizado, que procurará resolver as constantes inundações do rio Este neste local.

A próxima sessão pública de esclarecimento do PDM realiza-se amanhã, dia 13 de Janeiro, pelas 21h00, no Externato Infante D. Henrique, em Ruilhe.

Consulte a galeria de imagens.